Aconteceu na terça-feira (08), no Teatro Municipal de Tupã, o evento de anúncio do convênio firmado entre a Prefeitura de Tupã e o Sistema Detecta, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Participaram da solenidade diversos representantes da administração municipal, além de integrantes das polícias civil e militar.
O Detecta é um sistema que integra informações e que auxilia na tomada de decisões das polícias militar, civil e científica em atividades operacionais e investigativas. Tupã já conta com o videomonitoramento feito pela Service Security, a serviço da Prefeitura, e ampliou recentemente o número de câmeras disponíveis, além de integrar o convênio.
Os equipamentos que integram o sistema Detecta são as chamadas câmeras inteligentes, que são instaladas nas entradas da cidade para captar as placas de todos os veículos que passam.
Por meio do sistema, é realizada uma consulta para verificar se esse veículo é roubado, furtado ou se o proprietário possui pendências com a justiça. Em casos afirmativos, um alerta é enviado imediatamente para a Polícia Militar, que tem acesso tanto às informações do veículo, como também por onde ele está transitando, possibilitando a ação.
Além disso, os registros dessas informações passam a integrar um banco de dados, que pode ser consultado posteriormente, colaborando com investigações policiais.
De acordo com o Prefeito de Tupã, Caio Aoqui, ter o Detecta no município é um sonho antigo que se torna realidade. “As sete entradas de Tupã passam a ter esse tipo de monitoramento. A gente cria uma muralha em volta da cidade, o que vai ajudar muito nos trabalhos da Polícia Militar e da Polícia Civil e que ajudará a termos uma cidade cada vez mais segura”, explicou.
O Detecta está interligado a sistemas de informação do governo estadual como Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), dados de veículos e do Detran, entre outros.
Segundo a Dra. Milena Davoli de Melo, o uso do Detecta, mostram o empenho em bloquear a conduta inadequada dos munícipes. “A nossa missão, ao fazer uso da ferramenta, é obter as provas da prática de infrações penais e obtermos o maior número de informação possível de cada um dos cidadãos do Estado de São Paulo. Nós temos ali uma gama infinita de informações, porém, não basta que as informações estejam ali, é preciso que saibamos usá-las”, ressaltou a representante da Delegacia Seccional de Tupã, frisando a importância do trabalho dos policiais civis e militares no uso da ferramenta de combate ao crime.
O Comandante de Policiamento do Interior – 4, Cel. Hudson Covolan, disse que Tupã só tem a ganhar com as câmeras do Detecta. “Usando a inteligência, nós conseguimos maximizar a produção de segurança, esclarecer determinados pontos de interesse na investigação policial, no aspecto preventivo, no repressivo imediato. Essa é a importância dessas câmeras que fazem parte desse conjunto da muralha paulista”, afirmou.
O sistema de videomonitoramento feito pela Service Security a serviço da Prefeitura de Tupã é formado por mais de 90 locais monitorados, com mais de mil câmeras instaladas.