Aconteceu na sexta-feira, dia 1º, a inauguração da Central de Monitoramento de Imagens (CMI) de Cândido Mota. A cidade já vinha sendo monitorada em sua própria central há cerca de um ano, mas o trabalho era feito em uma sala provisória, na Secretaria Municipal de Educação. A CMI, agora montada em uma sala no prédio da Prefeitura Municipal, é o local onde a equipe da Service realiza o monitoramento 24 horas das mais de 400 câmeras instaladas em 43 locais.
A inauguração da Central contou com a presença do Prefeito Eraldo José Pereira e demais autoridades municipais, além de representantes da Polícia Civil, Militar e da Service Security, empresa responsável pelo serviço de videomonitoramento na cidade, a serviço da Prefeitura Municipal.
De acordo com o 2º sargento Marco Aurélio, da PM, o monitoramento traz um auxílio muito importante para o trabalho das polícias. “É de grande valia a existência desse tipo de monitoramento no município, que nos auxilia com informações precisas que às vezes não conseguimos captar diretamente com os denunciantes. Nós conseguimos monitorar os principais pontos da cidade e ter uma pronta resposta junto ao policiamento ostensivo que é empregado aqui no município. Inclusive nós tivemos uma ocorrência nesta semana em que as imagens foram de grande valia. Conseguimos flagrar a prática de tráfico de entorpecentes próximo a locais públicos, uma praça e uma escola onde existem estudantes menores de idade. Esse tipo de monitoramento foi fundamental para que nós pudéssemos acompanhar a movimentação das pessoas que estavam envolvidas nessas práticas criminosas e fazer a apreensão”, contou.
Para o prefeito Eraldo, o videomonitoramento coíbe a ação de criminosos. “Como já foi dito, são mais de 400 câmeras espalhadas pelo município e a nossa intenção é ampliar o videomonitoramento mais ainda. Já tivemos ótimos resultados nesse trabalho de segurança preventiva. Isso vai de encontro àquilo que nós queremos fazer no nosso município. Não deixar as coisas acontecerem, procurar trabalhar sempre com a prevenção, sempre atentos às possibilidades de algo acontecer. A segurança do nosso município é de grande e extrema importância. Então eu agradeço a todos e deixo um abraço e que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para conduzir da melhor forma a nossa cidade, dando proteção para todos e com essa gestão construindo”, afirmou.
Câmeras ao vivo
Cinco câmeras ao vivo foram colocadas em alguns locais públicos de Cândido Mota e estão disponíveis em um site feito especialmente para a visualização da população. No site www.cmotacameras.com.br é possível assistir imagens da Praça da Matriz, Praça da Igreja Popular e da entrada da cidade. É importante lembrar que essas câmeras servem apenas para a transmissão ao vivo, não armazenam imagens e não estão integradas ao sistema de videomonitoramento da cidade, que é privado e seguro.