BASTOS – Prefeitura inaugura Centro de Operações e Monitoramento

Na última terça-feira aconteceu a inauguração do Centro de Operações e Monitoramento de Bastos. O evento contou com a presença do Prefeito e diversas autoridades regionais.


O sistema de videomonitoramento, que já está em funcionamento, é composto por 62 locais, entre prédios da Educação, Saúde e Administração da Prefeitura e principais vias municipais. As entradas da cidade contam com câmeras inteligentes que registram e armazenam as placas dos veículos, e realizam consultas nos bancos de dados do Sistema Detecta (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo); Alerta Brasil (Polícia Rodoviária Federal); e Córtex (Ministério da Justiça) para saber se o veículo é produto de furto / roubo ou se o proprietário possui alguma pendência com a justiça.

 
Ao todo, são quase 800 câmeras instaladas por todo o município que fazem o monitoramento 24h por dia. O principal objetivo é prevenir roubos, furtos e depredações em espaços públicos, mas o sistema também colabora para a segurança pública como um todo, já que poderá ser utilizado pelas polícias militar e civil como apoio para a prevenção e elucidação de crimes.


“Estamos fazendo um grande investimento com recursos da Prefeitura para a vigilância da nossa cidade. Todos os bens públicos estarão monitorados através do Centro de Operações e Monitoramento, oferecendo para nossa comunidade uma sensação maior de segurança. Estamos colocando tecnologia a serviço da população, da Polícia Militar e da Polícia Civil para que todo esse sistema integrado realmente possa dar a nossa comunidade um salto de qualidade na segurança pública”, explicou o prefeito Manoel Rosa.


“A tecnologia empregada, a parte de infraestrutura, o próprio planejamento da locação dos pontos de monitoramento na cidade está muito bem elaborado. Acho que tem tudo para dar muito certo na sua execução, porém, vale destacar que nada disso vale se você não tiver pessoas realmente treinadas atrás desses equipamentos; os agentes de segurança precisam estar entrosados para estar fazendo bom uso dessa tecnologia. A gente já conhece o trabalho da empresa de segurança que está responsável pelo Centro de Operações e Monitoramento da cidade de Bastos. A Service já realiza esse serviço em outras cidades e é uma empresa com comprometimento muito grande em relação a qualidade na prestação de serviço. Em quase todas as cidades onde acompanhei esse trabalho, os indicadores criminais diminuíram e até mesmo o comportamento do cidadão em relação ao trânsito melhorou. Quero parabenizar a coragem da Prefeitura de Bastos por estar fazendo um COM tão avançado. Com essa integração a população ganha em qualidade de vida, porque a segurança é um dos principais indicadores sociais”, disse o comandante da 2ª Cia da Polícia Militar, Capitão André Vander, responsável pelo 3º Pelotão da Polícia Militar de Bastos.


“Através dos nossos funcionários, teremos um monitoramento 24h por dia e esperamos ter o sucesso e a eficiência na proteção do patrimônio público que já temos em outras cidades atendidas pela Service”, ressaltou João Newton César Filho, presidente da Service Security.